Terra presenteada pela mãe natureza com uma visão que cativa e uma paisagem deslumbrante, onde o silêncio das suas matas de araucária é quebrado apenas pelo som das estonteantes cachoeiras e cascatas, pela melodia do vento tocando as encostas da serra e pelo canto dos pássaros que pousam sobre essas riquezas. Além das paisagens naturais, Urubici é também uma das cidades mais frias do País, o que a torna ainda mais bela no inverno, quando é comum ocorrerem fortes geadas e neve que cobrem de branco este cartão postal. Urubici está se transformando em ponto de encontro dos adeptos de esportes radicais, entre eles: o rappel, parapente, asa-delta, motocross e jeep. Urubici, “Capital das Hortaliças” e belezas naturais, possui ainda:


- O mais alto ponto habitado do Sul do Brasil.
- O único Parque Nacional de Conservação Ambiental do Estado.
- As principais nascentes do Rio Uruguai, quesão os Rios Canoas e Pelotas.
- O maior número de cachoeiras, quedas d' água e cascatas do Sul do Brasil (são mais de 80).
- A temperatura mais baixa registrada no País:
17,8ºC negativos com sensação térmica de 40ºC negativos, em junho de 1996, conforme informação da Prefeitura Municipal.

Datas Históricas
A primeira Vila de Urubici, na época pertencente ao município de São Joaquim, foi instaurada em 1915. A emancipação aconteceu em 3 de fevereiro de 1957. 
ÁREA: 1.886 km² POPULAÇÃO: 23.175 habitantes
ALTITUDE MÉDIA: 1.353 m

CLIMA:mesotérmico úmido. A temperatura média é de 13ºC, podendo chegar até a 17ºC negativos.

CÓDIGO DDD: 49

campo padr pol amb campo padres pol amb campo padres pol amb (1) campo padres pol amb (2) campo padres pol amb (3) campo padres pol amb (4) campo padres pol amb (5) casc avencal pol amb casc avencal pol amb (1) casc avencal pol amb (2) Cascata do Avencal - Ude Corvo Branco - 13 - Alex Morro da Águia - Alex - 04 Morro da Igreja  - 06 - Alex p aguia pol amb pedra agui pol amb Urubici 7 Pedra Furada urubici 08 urubici 09 urubici sec turismo 001 urubici sec turismo 002 urubici sec turismo 003 urubici sec turismo 004 urubici-gelo urubici-gelo2 urubici-gelo3 urubici-gelo4 urubici-neve urubici-neve2 urubici-neve3 urubici-neve4 urubici-neve5 urubici-neve6 urubici-neve7 urubici-neve8 urubici-neve9 urubici-neve10 urubici-neve11

Html Photo Album by VisualLightBox.com v3.1
Clique nas imagens para vizualizar

LOCALIZAÇÃO E ACESSO PONTOS TURÍSTICOS

Está localizado na Serra Catarinense, entre Bom Retiro e São Joaquim. Seu acesso pode ser feito pela Rodovia BR-282, na altura do km 132, próximo a Bom Retiro, entrando pela SC-430, numa extensão de 24 km até Urubici. Outra alternativa é pelo Sul do Estado, através da Serra do Corvo Branco, SC-439. A distância de Urubici a Florianópolis é de 167 km, via BR-282.
 

ECONOMIA


Conhecida como “Terra das Hortaliças”, é o maior produtor catarinense, com mais de 30 variedades e 74 mil toneladas anuais. É o segundo maior produtor de trutas do País. Complementam a sua economia a fruticultura e a pecuária. Destaque: mel e erva-mate 100% nativa.
 

EVENTOS


Baile Branco e Baile do Chopp: anualmente, no mês de dezembro.

Baile da Prenda Jovem: anual, no último final de semana do mês de outubro.

Enduro Intermunicipal de Motos: anual, no mês de outubro (data móvel).

Enduro Municipal de Motos: anual, ocorre no primeiro final de semana do mês de abril.

Fenahort - Festa Nacional das Hortaliças: anualmente, no mês de fevereiro, conta com várias atrações, como: feira do gado geral, seminários, concurso leiteiro, feira de hortaliças orgânicas, cavalgada ecológica pelo Pico da Neve, mostra gastronômica, shows musicais, bailes, entre outras.

Festa da Padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens: anual, no segundo domingo do mês de maio.

Jeep Raid em trilhas do Município: anual, no último final de semana do mês de julho.

Rodeio Interestadual de Laço: último final de semana do mês de outubro.

Romaria da Penitência: anual, no dia 12 de outubro.

Torneios Municipais e Intermunicipais de Laço: nos meses de outubro a março.

Cascata do Avencal: com uma queda livre de 100 m, a 6 km da cidade, é o lugar ideal para a prática de rappel. Trilha de 800 m na parte baixa, para caminhada.
Cascata Rio dos Bugres: com 120 m de altura. O percurso de acesso à cachoeira é realizado por matas e campos, incluindo travessia de rios. Ideal para trekking.
Cascata Véu de Noiva: onde a água desce suavemente sobre o rochedo ondulado, transformando-se numa espuma branca que, ao sol, assemelha-se a um véu branco sobre a pedra escura. Fica a caminho do Morro da Igreja, própria para prática de rappel e tirolesa.
Caverna Rio dos Bugres: curiosa e antiga caverna de habitação indígena, situada a 11 km da cidade.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes: encaixada na parte baixa de um paredão rochoso por onde desce um filete de água límpida e cristalina que cai aos pés da Santa, antigo cemitério indígena.
Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens: no centro da cidade, chama a atenção por sua arquitetura diferenciada.
Inscrições Rupestres: gravadas nas rochas com aproximadamente 4.000 anos. Feitas pelos antigos habitantes da região. Distante 5 km da cidade.
Morro da Igreja: considerado o ponto mais alto da Serra Geral, com 1.822 m de altitude. Localizado na divisa dos municípios de Urubici e Orleans. Oferece uma visão completa da cadeia de montanhas que formam a Serra Geral.
Morro do Campestre: formações rochosas localizadas no povoado de Campestre, a 8 km da cidade, com vista panorâmica do Vale do Rio Canoas.
Morro do Campo dos Padres: localizado na divisa entre os municípios de Urubici e Bom Retiro, com 1.827 m de altitude, local da nascente do Rio Canoas.
Morro do Oderdeng: onde está situada uma das melhores rampas de vôo-livre do Estado. Com 1.400 m de altitude, a 3 km da cidade, oferece uma vista impressionante.
Morro Pelado: local ideal para trilhas e rappel.
Pedra Furada: localizada no Morro da Igreja, é uma intrigante obra da natureza, com uma abertura de 30 m de circunferência, sendo referência das formações curiosas do país.
Rio Sete Quedas: na localidade do Campestre, a 6 km da cidade. Suas águas são cristalinas e cantantes, formando em seu percurso várias quedas d' água.
Serra do Corvo Branco: distante 28 km do centro da cidade, o emaranhado de escarpas e montanhas, por onde passa a SC-439, faz divisa com o município de Grão-Pará. O ponto mais íngreme dessa serra é asfaltado. O ponto mais alto está a 1.740 m de altitude e o trecho de estrada, a 1.479 m. Com 90 m, é o maior corte em rocha do País.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Secretaria de Turismo
Fone: (49) 3278-4245